Transforme seu LinkedIn em uma máquina de negócios, domine seu mercado e acelere sua carreira

Linkedin Hacks: Confira 17 Páginas de Prévia do Ebook

by Vitor Paladini

Transforme seu LinkedIn em uma máquina de negócios, domine seu mercado e acelere sua carreira

Linkedin Hacks: Confira 17 Páginas de Prévia do Ebook

by Vitor Paladini

by Vitor Paladini

ebook linkedin hacksEsta é a prévia das primeiras 17 páginas do meu ebook Linkedin Hacks – Transforme seu Linkedin em uma máquina de negócios, domine o mercado e acelere sua carreira.

Escrevi este material pensando principalmente naquelas pessoas que desejam começar a atuar no Linkedin de forma ativa, construindo uma marca pessoal consistente e conquistando a atenção do mercado, mas que não sabe direito por onde começar.

Adquira agora o seu ebook e confira todas as estratégias para otimizar seu perfil, se destacar no mercado e construir uma poderosa marca pessoal nas redes sociais.

  • Um ebook que nunca desatualiza: a cada seis meses, uma nova edição atualizada grátis para quem já adquiriu o seu exemplar.
  • Exemplos e cases reais para mostrar exatamente o que você precisa fazer.
  • Um passo a passo completo para quem não domina a ferramenta.

Para conferir o ebook completo, adquira sua edição AQUI por apenas R$49.

Boa leitura 😉


 

Índice

  • Capítulo 1 – LinkedIn é a plataforma que pode mudar para sempre o rumo da sua carreira e/ou do seu negócio.
  • Capítulo 2 – Não adianta “hack” nenhum se não garantir o “arroz com feijão” bem feito.
  • Capítulo 3 – Imagens vendem você: acerte nas escolhas
  • Capítulo 4 – Aprenda a se vender produzindo uma poderosa copy para o seu perfil.
  • Capítulo 5 – Conte uma história envolvente sobre você.
  • Capítulo 6 – Complete a área de experiências profissionais da forma mais rica possível
  • Capítulo 7 – Expanda suas oportunidades para fora do LinkedIn
  • Capítulo 8 – Explore todos os recursos úteis para bombar no Linkedin.
  • Conclusão
  • Materiais complementares

 


 

Introdução

“Nunca se esqueça que, antes de comprar de você, o cliente precisa comprar você. Se relacione e ajude de verdade seus potenciais clientes, quando precisarem do seu produto ou serviço, eles se lembrarão de você.” – Gabriel Fruchi

 

Olá, leitor! Seja muito bem-vindo =)

Antes de começarmos, é importante eu deixar claro que este não é um livro convencional, em diversos aspectos.

Primeiro, porque ao lançá-los, estou lançando também um novo conceito de e-book: um livro que nunca desatualiza.

Isso porque, a cada semestre, lançarei uma nova edição, atualizando o material e adicionando novas estratégias.

E o melhor: TODOS que já compraram, receberão as novas edições gratuitamente, devendo apenas indicar o material para novos amigos para receber todas as atualizações. Simples e fácil!.

Justamente por isso, quero ouvir você. Por favor, me envie um e-mail em edu@educosta.com.br com seus feedbacks sempre que tiver ideias de como melhorar o livro. Terei o maior prazer em ler e responder todas as suas sugestões e críticas.

Segundo, porque este livro não é apenas sobre LinkedIn: é sobre táticas de Growth Hacking no LinkedIn.

Apesar de trabalhar há mais de 4 anos com Marketing Digital, inclusive redes sociais, estou longe de ser um especialista nelas.

Mas investir centenas de horas de estudos e testes no LinkedIn para “hackear” o sistema, entender as estratégias que funcionam ou não. Agora trago o resultado de todo esse trabalho aqui para você: para encurtar a sua jornada de aprendizado e acelerar seus resultados.

Terceiro, porque eu me comunico com uma linguagem bem diferente de um livro tradicional, e isso é de propósito.

Tenho certeza que editores e jornalistas ficarão desesperados com a forma pouco ortodoxa que escrevo, com parágrafos curtos e objetivos, cheio de emoticons e “Rsrs”, e sem vestígios daqueles “todavia”, “não obstante” e outras pérolas da nossa Língua Portuguesa que não costumamos usar.

Tudo isso tem o propósito de deixar a leitura mais fácil e fluída para você. Convenhamos: a maioria das pessoas não tem mais tempo ou paciência para textos cheios de blá blá blá. Nem eu mesmo tenho. Então sejamos diretos, ok?

Além desses três pontos, há alguns outros avisos importantes:

  • Ao longo do livro, adicionei uma série de links com referências e textos externos, complementares a leitura (todo o direito reservado aos seus autores). Sempre que quiser se aprofundar em um determinado tópico, é uma boa ideia conferi-los.
  • Também é importante avisá-lo que alguns dos links presentes no livro são links afiliados. Isso significa que, ao adquirir produtos e/ou serviços por esses links, uma pequena comissão é enviada para mim. Você não pagará absolutamente nada a mais por isso, e ainda me ajudará a continuar produzindo conteúdos de qualidade para pessoas como você, que precisam de ajuda para obter mais resultados na carreira e nos negócios. Em todo caso, é uma escolha SUA adquirir ou não os produtos/serviços por esses links, ok? Explico isso porque valorizo demais a transparência e a credibilidade junto às pessoas que me seguem =)

Por fim, já disse antes, mas vale repetir: estou à disposição de vocês para ouvir dúvidas, sugestões e críticas. Basta me enviar um e-mail em edu@educosta.com.br que eu faço questão de te retornar assim que puder, ok? 😉

Boa leitura!

 


Capítulo 1

LinkedIn é a plataforma que pode mudar para sempre o rumo da sua carreira e/ou do seu negócio.

“Em 2015 decidi dar atenção ao Linkedin para construir minha imagem profissional. Sem dúvida, foi uma das melhores decisões. Desde então, gerei inúmeras oportunidades tanto para mim, como para minhas empresas.” – Felipe Thomé 

 

 

“Estou realmente abismado.”

Foi com essa frase que abri o post que fiz no LinkedIn no dia 11 de janeiro de 2018. E posso ser sincero: ainda estou abismado.

Isso porque, poucos dias depois da publicação, esse mesmo post já apresentava os seguintes números:

Mais de 1.600.000 visualizações.

Mais de 15.000 pessoas interessadas em receber meu conteúdo.

Mais de 3.500 novas conexões no LinkedIn.

Diversos convites e oportunidades profissionais.

E até mesmo um novo negócio – LinkedYou, um serviço de assessoria e otimização de Linkedin para negócios –  nasceu de tudo isso.

E tudo isso com um único post.

Post viral no Linkedin

Nele, eu prometi um conteúdo simples, mas de alto valor: um checklist com meus 64 hacks para otimizar o perfil no LinkedIn. E assim, comecei a criar uma audiência e a construir uma poderosa marca pessoal na rede.

Mas apenas um checklist seria muito pouco.

MUITAS pessoas pediram por um material complementar, algo que as ajudasse a colocar o checklist em prática.

Outra tantas pediram que eu falasse mais sobre as estratégias, e o que havia por trás delas.

Outras ainda me pediram exemplos práticos de como poderia aplicar certos itens.

E foi por tudo isso que eu resolvi criar esse novo conteúdo: um ebook completo com as minhas principais estratégias para alavancar resultados e fazer do Linkedin um verdadeira máquina de oportunidades para os meus negócios e minha carreira.

Infelizmente, muitas pessoas ainda encaram o seu perfil do LinkedIn como um mero currículo online, o que é um erro gigantesco.

Ao fazer isso, você está desprezando todo o potencial da rede para:

  • Gerar relacionamentos com pessoas interessantes para o seu mercado (networking);
  • Descobrir oportunidades de negócio;
  • Captar leads e prospects para a sua empresa;
  • Encontrar vagas e oportunidades profissionais;
  • Encontrar e conhecer parceiros estratégicos para o crescimento da sua empresa;
  • E muito, muito mais.

Além disso, os melhores profissionais são aqueles que conseguem utilizar o LinkedIn para se posicionar no mercado de forma marcante e, principalmente, construir uma marca pessoal poderosa.

Passar a enxergar a si mesmo, não apenas como um profissional, mas como uma marca, muda completamente a sua perspectiva de carreira e negócios.

Veja só, uma marca geralmente precisa:

  • Ficar atenta a como se posiciona no mercado;
  • Construir uma mensagem poderosa, que transmita ao seu público o que faz, porque faz o que faz e o seu principal diferencial;
  • Cuidar para transmitir com clareza seus valores e propósito;
  • Gerenciar a percepção do público sobre ela;
  • Entre outras coisas.

Desta forma, ela se torna mais atraente para o seu público, e, principalmente, fazem as pessoas percebam o seu valor, certo?

Agora, repara: a mesma lógica não se aplica a você?

Você também não precisa se posicionar, transmitir uma mensagem clara e forte, apresentar os seus valores, ficar atento a como as pessoas percebem o seu valor?

Pois então: você também precisa construir uma marca pessoal para gerenciar a sua carreira com ainda mais sucesso e vender a si mesmo com mais facilidade. E o LinkedIn é uma excelente lugar para começar.

 

“O LinkedIn oferece hoje inúmeras oportunidades para fomentar novas vendas para todo o tipo de negócios. É importante termos em mente que, embora existam muitos caminhos utilizando ferramentas, a maior oportunidade que o LinkedIn oferece está em fortalecer sua rede de conexões e no potencial que existe em criar novos negócios a partir dela.

Aqui na agência Presto Performance os melhores resultados em vendas são com contatos que faço com minha rede de primeiro grau, mandando mensagens direto no inbox para pessoas que conheci pessoalmente, mas não havia contactado ainda para falar da agência. Se você ainda não começou a fazer isso, não perca mais um minuto.

São as melhores taxas de conversão que você vai encontrar em qualquer ação existente hoje nos meios digitais. Não é algo escalável, mas certamente pode trazer leads de qualidade, lhe dando a vantagem de inciar com algo em comum a conversa, tornando o lead mais quente. É uma excelente estratégia para você adotar em sua empresa, seja um novo negócio, uma startup ou um negócio de grande porte e já estabelecido. Digo por experiência própria.”

Guilherme Martins da Costa (Presto Performance)

 

Todas estratégias presentes nesse livro foram sintetizados a partir de meses de estudo, pesquisas e experimentos.

Estudei os materiais e conversei com alguns dos maiores especialistas em LinkedIn para negócios que eu conheço, como meus amigos Camila Rissi, Raphael Lassance, Braulio Medina e Cristiano Santos, e busquei extrair o melhor aprendizado que pude para gerar resultados para os meus negócios.

E agora eu compartilho absolutamente tudo com você.

Está pronto?

Então vamos lá!

 


 

Capítulo 2

Não adianta “hack” nenhum se não garantir o “arroz com feijão” bem feito.

“No LinkedIn, ou em qualquer outra rede, ganha quem oferece mais (nunca o contrário).” – Willian Binder (Awebic)

 

Quando publiquei o checklist, essa era uma das primeiras frases, e muitas pessoas me perguntaram o que eu queria dizer com o “garantir o arroz com feijão”.

É bem simples: para otimizar (ou seja, tornar ótimo) alguma coisa, você precisa primeiro garantir algo minimamente bom. Por isso que antes de passar para os hacks mais avançados, nós precisamos nos concentrar em temos o básico para ter um perfil de qualidade (ou, como LinkedIn chama, um “perfil campeão”).

Há, basicamente, cinco estágios para o seu perfil:

 

 

  • All Star – Campeão
  • Expert – Especialista
  • Advanced – Avançado
  • Intermediate – Intermediário
  • Beginner – Iniciante

Para garantir um perfil campeão, você precisa seguir os seguintes passos:

  • Ter uma foto no perfil;
  • Colocar o seu cargo atual (se não tiver, coloque o que quer ser, então);
  • Dizer qual o seu setor de atuação;
  • Adicionar pelo menos dois cargos (+ descrição dos mesmos) anteriores ao atual;
  • Adicionar sua formação;
  • Adicionar pelo menos cinco competências (ou “skills”);
  • Ter pelo menos 50 conexões;
  • Adicionar um resumo;

Vamos um pouco mais fundo que isso. Vamos ver alguns hacks para cada item:

 

Verifique se já adicionou sua indústria e localização

Isso, além de ajudar o buscador do LinkedIn a te achar mais facilmente, ainda é uma informação-chave, por exemplo, para ofertas de trabalho presenciais.

 

Verifique se já adicionou seus dois últimos cargos já ocupados

Saber o mínimo do seu histórico profissional é importante para qualquer pessoa interessada em fazer negócios ou contratar você.

Se você não tem experiência anterior, ou tem pouca experiência, não tem problema: o importante é saber de onde você veio.

Verifique se já adicionou seu cargo atual, incluindo descrição

dicas linkedin para negócios

Também é meio óbvio, certo?

Assim que você adicionar os seus últimos empregos, você pode selecionar o último como seu cargo atual.

“Mas, Edu, e se eu nunca tiver trabalhado antes?”

Neste caso, você não vai conseguir ter um perfil campeão, infelizmente, pois esse é um pré-requisito. Maaaaaaas isso não te impede de otimizar o restante do seu perfil de qualquer forma.

 

Verifique se já adicionou sua última formação (Educação)

Onde você estudou por último? Adicione aqui o nome do curso, qual a instituição e outros detalhes que puder (projetos, notas, tema do TCC, etc.).

Parecem bobagem esses dados extras, mas são oportunidades para você utilizar ainda mais palavras-chave do seu segmento, além de demonstrar sua competência nos estudos.

 

Verifique se já adicionou, no mínimo, cinco “skills”

As “skills” (também chamadas de “competências”) são itens que você escolhe para sinalizar que possui conhecimentos e habilidades em determinadas coisas relacionadas a sua atuação profissional.

skills competências dicas de linkedin edu costa

Também serve para que as pessoas endossarem esse seu conhecimento, votando naquelas em que elas julgam que você domina melhor. Isso é um excelente recurso de prova social, inclusive.

Mas não se preocupe, falarei disso mais para frente.

 

Verifique se já tem, no mínimo, 50 contatos e adicione novos (RELEVANTES!) todos os dias

Esse é o item “básico” que pode gerar mais polêmica. Sim, você deve cuidar de ter uma rede bacana de contatos, especialmente aqueles mais relevantes da sua área. Só fique atento a uma coisa: MUITO cuidado para não virar spammer.

Ninguém gosta de adicionar um monte de estranho sem contexto nenhum. Então, tome cuidado para:

  1. Adicionar pessoas relevantes do seu setor;
  2. Garantir uma mensagem inicial junto ao convite, para gerar empatia e contexto para quem o está aceitando;

Também vou falar mais disso daqui a pouco.

 

Não utilize no campo “Nome” símbolos, números, caracteres especiais, etc.

A área de “nome” é uma das mais importantes do seu perfil.

Vários profissionais (inclusive eu), recomendam fortemente que você não utilize nenhum número ou caractere especial no seu nome. Isso pode atrapalhar o buscador do LinkedIn de achar você quando alguém for procurá-lo na rede.

 

DICAS EXTRAS

  • Você tem 60 caracteres para preencher esse campo Nome, mas isso não significa que você precise utilizar seu nome todo, ok? Opte por colocar o nome e sobrenome pelo qual você é reconhecido no mercado (ou como quer ser reconhecido);
  • Também não precisa ser muito criativo, colocar todos os seus títulos e certificações (MBA, PhD, Jr., PMP, etc.), a não ser que seu mercado exija.
  • Seu nome no LinkedIn precisa ser condizente com como as pessoas te conhecem. Por exemplo: se eu colocasse “Eduardo Costa da Silva” como nome no LinkedIn, dificilmente me achariam, pois eu sou conhecido como Edu Costa e me posiciono como tal (escolhi esse nome, inclusive, justamente porque é muito difícil competir nas buscas com um certo cantor de mesmo nome que eu… rsrs).

 


 
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Em caso de dúvidas, sugestões ou críticas, mande-me um e-mail: contato@linkedyou.com.br

 

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